sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Para As Verdades, Uma Distância Segura

Por que razão os hodiernos se apegam tanto ao dizer olho-no-olho? A bem da verdade, que outra coisa é esse momento senão o pai da mentira?
Aquele apego só se explica por duas vias: incapacidade intelectual ou desonestidade - ambas operam de formas muito semelhantes, deveras.
A verdade precisa de uma distância segura para ser dita - há algo mais incômodo e ofensivo para a maioria das pessoas do que ela mesma? A fúria que inspiraria recomenda a qualquer pessoa que intenta ser honesta a tomar distância
Qual outra razão para o desenvolvimento das tecnologias de comunicação - mormente a internet?! A instituição de uma distância segura para a verdade!
Quem exige o olho-no-olho o faz por puro ardil: sabe ser um dispêndio de energia muito grande dizê-la de fato neste contexto e, em quase todos os casos, a força dessa verdade se quebra no instante seguinte, se perde como um raio que pende de uma nuvem carregada. Um desperdício de verdades cuja carga poderia mover moinhos.
Esta proximidade, este face-a-face, é essencial, no entanto, para que sejam ditas as mais forçadas mentiras - sendo que a mais bela delas é: "eu te amo".

Nenhum comentário: