domingo, 13 de dezembro de 2015

Para Um Discurso Convexo

 Comentário a respeito disso:

Não era justamente isso o que clamavam alguns que se dizem socialistas - o povo na rua, uma militância alegre - impossível não recordar também daquele adjetivo jocoso: "festiva" -, entusiasmada? Não é esse, precisamente, o povo brasileiro? Há alguma outra máscara que consiga cobrir a maior parte da horrenda face do Brasil: discurso vazio, sem muito compromisso com a verdade, e carnaval? 

No fundo, em que se difere, sei lá, de qualquer coisa que os grupelhos estudantis fazem? Bater tambor, com direito a frase de efeito e tudo o mais - "pisa ligeiro, pisa ligeiro...", ou aquele outro igualmente desprezível, "quem não pula é machista" -, não era a isso que acenávamos, já ali em 2010 (pra não ir muito longe)? 

Estão todos produzindo um discurso côncavo, cujo foco desde já se localiza dentro de si mesmo, só atinge os seus. Nada mais eficiente para o status quo da verdadeira política, a economia.

O rebanho, vejam só!, apenas se diferencia pelas cores. E haja matiz para cobrir um debate que já não existe, reduzido à cinzas!

No fim das contas, um único aspecto - alguém aí já lembrou - leva a política para essas manifestações: a presença ostensiva do aparelho repressor. Ali vemos a verdadeira política: quando a polícia entra em ação.

Nenhum comentário: