sábado, 14 de novembro de 2015

"Das Coisas Primeiras e Últimas"

Quando o ocidente recolher seus tentáculos econômicos que sugam os recursos do mundo; quando recolhidas também forem as suas garras que movem uma política externa criadora de guerras e pequenos terrores incessantes por toda a face da Terra; quando o presidente Hollande deixar de sujar (ainda mais) o nome do socialismo com seus movimentos políticos; ainda assim estou certo de que não viria aqui prestar reverência às cores símbolo de um Estado Nacional imperialista - como o é a França. Compreendo os contornos deste gesto de empatia - colocar as cores na foto de perfil - como sendo um impasse para a ação política consciente. Ainda assim louvável - poderia ser pior. Mas proponho algumas reflexões:

Monumentos de instituições no mundo todo iluminados de azul, branco e vermelho, como fosse um arranjo orquestrado... Não posso; é muito descarado, não me permito seduzir pela ideia da solidariedade casual aí. Ofende a minha inteligência.

Desde quando os americanos derrubaram aquelas suas torres em 2001 temos vivido reiterados espetáculos de mobilização afetiva da humanidade inteira - desde aquela transmissão ao vivo de 2001 até hoje, com essas cores da bandeira da França. Para tanto, é deveras prático que os meios de informação do ocidente sejam monopólios econômicos gananciosos...

É tudo muito bonito demais. É muito emocionante, demasiado humano - como pode parecer errado? Eu que devo estar sendo muito paranoico.

Nós temos aqui embaixo do nosso nariz a mais monumental tragédia sócioambiental da história dessa terra triste a que chamaram de Brasil - onde foi parar o direito à informação?! Que seria de nós sem a internet...

Algumas pessoas morreram de forma violenta: que lástima. Qual a origem - que se sustente factualmente - do evento que resultou nessas mortes? Quem vai me dar garantias de que foram meia dúzia de lunáticos movidos por preconceito religioso? A imprensa? Essa mesma que, no caso do Brasil, omite vergonhosamente as informações de outras tão urgentes questões?! Quem vai me garantir que não foram agentes do serviço secreto francês que, maquiados, assemelharam-se a caricaturas do fanatismo religioso islâmico, dando fundamentos para a declaração de Guerra oficialmente emitida pela França contra o Estado Islâmico/ISIS? O QUE É O ESTADO ISLÂMICO/ISIS? De onde veio? Como brota uma organização militar paraestatal no meio do oriente médio - virtualmente ocupado pelos americanos desde 2003 - assim, do nada, e aterroriza o seu próprio povo e o europeu?

A Rússia vem bombardeando há alguns dias alvos do ISIS na Síria. Para mim, esse atentado na França é um fantástico pretexto para a OTAN disputar a carcaça do ISIS com a Rússia - e ao povo Sírio desejo a sorte de que não se afogue na saliva de tantos predadores!

Reiterando: O que é preciso ser feito para que pessoas no mundo todo deixem de morrer de forma violenta - não natural? Por que razão algumas mortes mobilizam mais do que outras? Essas são as primeiras e últimas questões que me mobilizam até aqui.

Nenhum comentário: