quarta-feira, 30 de março de 2016

Comentário Sobre o Impedimento da Presidente (Mar/16)

Esse lance de canalhice tão despudorado do PMDB não me parece que irá passar impunemente nem à esquerda, das marchas do dia 31; nem à direita, das marchas amarelas com patinhos de borracha (que me perdoem a simplificação... ao fim e ao cabo, me parecem demasiado semelhantes ambos os pólos dessa falsa polarização de, fundamentalmente, ressentidos). Estão ofendendo a inteligência. Nem a maior manifestação da estupidez política poderia se sentir confortável nesse momento... ou ainda estou sendo ingênuo? 

Pode ser uma janela que a história abre para sepultar esse cadáver, o PMDB. Não tão simples quanto parece, pois, objetivamente, o PMDB é o maior partido do Brasil, com o maior número de filiados - a figura do "despolitizado", "desinteressado", que age em prol do "interesse do povo brasileiro", que não é nem de direita nem de esquerda, que é "apartidário" (o PMDB é o partido, em stricto sensu, de toda massa de apartidários) é a máscara do PMDB - observemos seus líderes: são ligados às oligarquias agrárias, mas não apenas; são os grandes operadores históricos, isso sim, das máquinas burocráticas do Estado brasileiro (desnecessário afirmar a conexão genealógica, o parentesco mesmo entre estes últimos dois grupos); em termos simples: é a manifestação da burocracia corrupta e absolutamente desprovida de lógica encarnada na gestão dos serviços públicos e empresas estatais do Brasil, todo ele. Eduardo Cunha, um desprezível rato que há décadas parasitando a burocracia do Rio, chegou, mafioso de esquina que é e sempre foi, à presidência da Câmara dos Deputados, é o melhor exemplo que temos no momento. 

Desconfio que todo nosso edifício burocrático, todo nosso sistema legal cartorial, regimes jurídicos (privilégios de classe e de determinadas categorias) e et coetera., ruiriam junto com a ruína do PMDB; com a ruína da lógica do PMDBismo - modelo de financiamento político, presidencialismo de coalisão, etc. Uma pista que aponta para o apoio da OAB ao impedimento da Presidente - sem mesmo a definição ainda de um crime de responsabilidade... 

Do lado do PT - que, tivesse honra (e já nos deu infindáveis provas que não a tem), renunciaria e pediria eleições antecipadas ao TSE; tivesse orgulho do tiro-pela-culatra que é a Dilma, faria um arranjo de governo petista puro-sangue com os seus escudeiros (eles existem?) até o último trâmite do impeachment - há quem queira ainda - e haja fé! - manter as alianças, suportar as "correlações de forças" até o limite do irreal; há quem queira um PT ainda mais canalha e servil para que, encenando mudanças, tudo permaneça como está. Pois, temem (temer: é este o verbo que, para tragédia da nação, anda mobilizando...) que o arranjo sob sua tutela se dobre ainda mais "à direita". Como disse, é pura questão de fé: nada tem menos lastro na realidade, uma vez que o governo já enviou quarta-feira ao congresso proposta indecente de destruição do serviço público, rechaçado até pela CUT (Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016); apesar de ser a mais antiga mentira contada pelo petismo à classe trabalhadora, e de correr mesmo o risco de se tornar verdade - não pelo fato de o PT ter algo de "esquerda"; sobretudo porque não durará no governo tempo o suficiente para destruir o que ainda há de direitos trabalhistas. Quarta-feira: que falta de timing! Que falta de honra, que falta de orgulho! 

[O PT - e uso "PT" quase sempre de modo abrangente - padece do preconceito ou age de má-fé: para eles, o problema do serviço público são os "direitos demais" dos trabalhadores. Ora, que venham ser professores no meu lugar!]

No fim das contas, tudo será como é e sempre foi: o PT fará o que puder para manter sob a sua tutela a destruição das condições econômicas da classe trabalhadora do Brasil, a adulação do capital financeiro e do latifúndio. 

As questões do impedimento ou não da Dilma, para mim, já não importam tanto... Que venha o governo golpista pós-Dilma. Tudo ficará ainda mais divertido!

Nenhum comentário: