sábado, 13 de novembro de 2010

Por ventura, a técnica

Olá!

Hoje venho falar um pouco da minha área de atuação. Pra quem não sabe, quem cursa geografia, pode ser professor (que é o meu objetivo) mas também tem algumas outras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Uma delas é a cartografia. Eu sempre gostei de mapas, desde moleque. Cheguei a desenhar alguns mapas temáticos quando garoto, nada que eu imaginasse fazer profissionalmente um dia. Hoje em dia, o faço, apesar de o fazer com certo desgosto que não me cabe aqui discorrer.

Enfim... um dos mapas que eu sempre quis ver era o da divisão político-administrativa do Distrito Federal. Outra vez, pra quem não sabe, no DF só há UM município: Brasília. Mas é subdivido em, atualmente, 30 regiões administrativas (RA's), que podem ser chamadas de cidades-satélites. Apesar deste nome ter sido abandonado pela administração quando o Cristovam era governador, justificando-se ele ser fruto e gerador de preconceitos, em termos de análise acadêmica da dinâmica espacial de Brasília, ao meu ver, faz muito sentido.

Ao longo de meu curso de geografia, encontrei em alguns documentos oficiais esboços desta carta que eu procurava mas sempre incompletos de informações e incoerentes.

Falta (ainda não encontrei) um mapa oficial do governo que defina claramente os limites de cada RA. De fato, há ainda conflitos entre as administrações regionais acerca dos seus limites, como no caso Taguatinga x Águas Claras, em que nenhuma das duas administrações quer ficar com o bairro de baixa renda, Areal.

Nas últimas férias, no mês de setembro (devido à última greve), tomei a iniciativa de produzir este tal mapa, utilizando-me dos dois mapas-esboço aos quais já tinha conhecimento e das informações dos sites das administrações regionais. Comecei por vetorizar cada RA por meio do Google Earth (ferramenta "caminho" que, para este fim, constroi polígonos). E esta é a parte longa e chata do trabalho... mas chega a hora que a gente termina de vetorizar Planaltina e tudo fica mais legal!

Findas as vetorizações de todas as RA's, os exporto como KML (ou mesmo KMZ) para o ArcGIS 9.3 que, apesar de ter infinitas outras funções (as quais eu mesmo ainda desconheço muitas), eu utilizei apenas para extrair uma carta em branco com os vetores, já em PNG.

Abro este arquivo de imagem PNG no paint, brinco de colorir, coloco as legendas, vejo se tá tudo certo e...

Voilà!
Só pra reafirmar: Este não é um mapa oficial. Como disse, foi baseado nas informações não muito confiáveis de dados do Governo Distrital (!) e, possivelmente, um futuro hipotético mapa oficial pode vir a divergir deste em algo.

O fiz por esporte, por puro prazer, pra satisfazer uma vontade minha. Outra coisa: Sou bacharelando, não bacharel, como afirmo no mapa. Mas já to me garantindo, afinal, me formo ano que vem.

Quem tiver interesse em reproduzir este mapa pela internet, o faça! Se der, lembre de dizer quem gastou tempo pra caralho pra fazê-lo, ok?!

Um abraço,
Juliano Berquó.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ahhh, tanto eu quanto vc, vamos precisar bastante dessa ferramenta (ArcGis) que o nosso ex-estágio (pesquisa e extensão ¬¬) nos ensinou tão mal. =/
Dá pra sair do ArcGis com o mapa completo, sem precisar colori-lo e fazer legenda pelo paint. Resta aprendermos como. kkkk

Unknown disse...

Olá Juliano, já o admiro pela iniciativa. Realmente é algo que dá muito trabalho...

Eu estou concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo na UnB e vejo que muito falta do governo. Principalmente essas questões de vetorização, qual sistema seguir (SIGRAS, SICAD, etc).

Vou direto ao ponto. Você poderia me passar este mapa que elaborou para usar no meu trabalho final de graduação. Certamente que colocarei seu nome na fonte e agradecimentos finais.

Att.

Tássia Latorraca.

Juliano Berko disse...

Oi Tássia,

Claro que pode usar, sem problema!
Eu tenho salvo o arquivo em .kml, se não me engano. Se você quiser, posso te enviar por email.

Abraço,
Juliano.

Unknown disse...

Bom dia Juliano.
Parabéns pelo trabalho, realmente é muito difícil encontrar um mapa do DF, alias, não existe.
Gostaria de uma gentileza sua, poderia me enviar esse mapa colorido por e-mail, para eu ver se a imagem seja mais nítida ao aumentar o zum.
Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho!
Desde já agradeço a atenção.
Grato!
luciano6172@hotmail.com