sábado, 8 de maio de 2010

Cara-de-Pau

Na cara de pau, apareço aqui agora.
Desde de fevereiro me ausento.
Não há justificativa.
A Universidade de Brasília, a minha UnB,
está em greve geral desde o dia 9 de março (terça-feira), a despeito de minhas aulas no departamento de geografia só terem paralisado formalmente na segunda-feira posterior, ainda assim.
Não há desculpa, não estou empregado em nenhuma atividade formal ou informal, não recebo nada no fim do mês, é bem verdade, nem ando sabendo o dia do mês em que estamos. Tive algumas ocupações: mudanças de domicílio, de domicílio eleitoral; o tempo livre que sobra me divido entre acompanhar o mundo ao espaço virtual, curtir meu ócio criativo, corridas vespertinas, estar com maíra, enfim. E o que mais me invade as temporas: tocar-compor-gravar!
É esta a tríade, às vezes a ordem varia mas quase sempre é a que está posta.

Logo, novamente na cara de pau, peço perdão pelo sumiço. Perdão à quem me segue, que seja, a mim mesmo por abandonar meu blog desde à epoca da prisão do Arruda! Putz.. o cara até já foi solto, porra..

Enfim.

Acho que vou votar no Psol pra presidência. Mas só acho. Ainda não me decidi. Puta falta de opção este ano!

Serra-PSDB? Nem se me arrancassem 3/4's do meu cérebro dias antes da eleição. Por motivos que de tão óbvios me furto a expôr.

Dilma-PT? Bem.. é difícil. O PT traiu a todos nós. Pessoas importantes, de fibra e respeito abandonaram o PT (Cristovam-PDT, Marina Silva-PV e até um partido inteiro, o PSOL) por seu rumo já incerto tomado há alguns anos. Vejam só: Michel Temer-PMDB vice-presidente na chapa da Dilma?! Que País é Este?!? Logo o PMDB?! O PMDB que até setembro do ano passado, ou seja, ontem, era o partido de Joaquim Roriz?! Puta que te pariu, PT!!!! O PMDB do Imperador do Maranhão?!
No plano regional, meu voto é praticamente certo para o PT na figura de Agnelo Queiroz já que a presença do já referido demônio.. digo.. Roriz na disputa (e o cara tem voto pra caralho aqui no DF) forçou todo mundo da esquerda (PT, PSB, PDT, PcdoB e mais uns aí) a se aglutinar em torno da figura do Agnelo. Ele é carismático, tem carreira, história. Mudo meu voto apenas se o PT-DF aceitar a aliança com o PMDB-DF que, já disse, até ontem era de Roriz e este ainda tem suas garras por lá.

Marina-PV? Poxa.. Ela tem uma proposta interessante de crescimento sustentável, costuma dar relevância a educação em seu discurso. Mas tenho meu pé atrás. É o PV do Gabeira, aquele fantoche carioca que no rio se abraçou ao DEM, PSDB e PPS pra não afundar na guanabara. Além de ter algo nela que me dá desconfiança. Talvez também por ter deixado o PT ano passado e entrado nessa onda duvidosa do PV. Não consigo crer.

Plínio-PSOL? Nunca tinha ouvido falar do Plínio, coitado. Pela primeira vez, foi agora no início dos arranjos dos partidos para as eleições acompanhado da notícia do racha interno do PSOL que queriam alguns Heloisa Helena e esta por sua vez queria apoiar a Marina... teve uma briga pra decidir o candidato, até acusações internas. Que seja. Pode-se dizer que um partido pequeno e que já começou o ano rachado não tem lá muitas chances no cenário sujo que se anuncia.

E acabaram as opções?!
Claro que não mas é o que a grande mídia faz por nós: o primeiro turno antecipado. As mega alianças promíscuas descritas aí em cima demonstram que é inclusive muito cômodo para os grandes partidos este papel que se presta nossa grande imprensa.

E é importante que todos estejam atentos ao papel da mídia neste ano!!! Canto a pedra e não canto sozinho. Procurem aí no twitter e na blogosfera, tem gente ligada na sujeira que já assombra.

E também, sejamos sensatos. PCO, PSTU mais uns micro-partidos de direita que lançam candidatos independentes não ganhariam eleição presidencial neste país nem se chovesse canivete de ouro.

Os cenários regionais já são mais certos: Senado, Cristovam Buarque-PDT e Rodrigo Rollember-PSB. Câmara: Reguffe-PDT. Não sei mais quem vai concorrer mas tem um pessoal interessante aqui. Espero o início oficial da campanha pra decidir de uma vez.

Acho que o título da postagem, que já chega ao fim, já tem mais sentidos do que ao início da mesma.
Acho que não sou o único cara de pau por aí não... Mas prefiro a minha cara de pau que não faz mal a ninguém.

Deixo um recado ao cenário político que se anuncia: Vão se fuder.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fuga

Tenho fugido deste blog
como o diago foge
do rock de hoje em dia.

Pois bem, estávamos em greve, eu enquanto categoria de estudante, e os professores da minha universidade, a UnB. Os servidores ainda estão. E o caos impera.

Culpa também das horas que eu gasto no deficitário (à enesima potência) transporte público de Brasília.

Fiquem com um pequeno, humilde poemeto escrito em uma noite febril.

Fuga


Há algo em mim que é falta

Me sobra um buraco no peito

Já nenhum som me agrada

E o silêncio já não me diz nada


Há algo de viciante

No que antes era perfeito

Um dia, eu quis ser tudo

Tenho medo de hoje ser mudo


Há tempo por demais obscuro

E agora busco por noite a dentro

Subo na torre mais alta

Mas há algo em mim que é falta


Entre as nuvens há só uma estrela

E a luz vagueia pela madrugada

Há algo em mim neste dia

E não posso fugir da poesia



Juliano Berquó.

Boa noite, virtuais seguidores.